Salas de Recursos Multifuncionais
É um espaço organizado preferencialmente em escolas comuns
das redes de ensino. Pode atender às escolas próxima.
Esse espaço já está disponibilizado em nossa escola, com alguns equipamentos em funcionamento, jogos lúdicos, bobiliário acessível e profissionais capacitados tais como: Psicopedagoga Delma Suely Santos e a pedagoga especializada em AEE, Edvanis de Almeida Silva.
O
que é o AEE?
Um serviço
da Educação Especial que Identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e
de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos
alunos, considerando as suas necessidades específicas
O AEE
complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e
independência na escola e fora dela
Por
que o AEE?
Porque [...] “temos direito à diferença, quando a
igualdade nos descaracteriza”.
(Boaventura de Souza
Santos)
O que faz o AEE?
* Apóia
o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de
desenvolvimento e altas habilidades.
*
Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e
sinalização.
* Oferece
tecnologia assistiva – TA
* Adequa
e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades
específicas dos alunos.
*
Desenvolve, junto com o aluno, a competência de utilização destes materiais/estratégias;
* Oportuniza o enriquecimento curricular (para
alunos com altas habilidades).
* Identifica as necessidades específicas dos
alunos e necessidades de intervenção no contexto escolar.
* Identifica habilidades do aluno e do contexto escolar
* Define os problemas que serão resolvidos do ponto de vista do AEE e formula propostas de solução.
* Identifica habilidades do aluno e do contexto escolar
* Define os problemas que serão resolvidos do ponto de vista do AEE e formula propostas de solução.
* Elabora o plano de AEE com base
nas necessidades e habilidades do
aluno e contexto.
aluno e contexto.
* Forma
também a equipe e colegas da escola comum e transfere o que está sendo
produzido no AEE para o contexto escolar;
* Orienta os colegas de classe sobre como
colaborar com seu colega com deficiência tanto nas relações de aprendizagem
colaborativa quanto na utilização dos recursos;
* Orienta as famílias sobre o desenvolvimento
acadêmico do aluno e sobre os recursos que lhe possibilitarão acesso ao
conhecimento e autonomia tanto na escola quanto fora dela.
* Refaz
o plano e segue acompanhando o aluno público alvo da ed. Especial avaliando os
resultados obtidos.
Em breve mais informações.
Mais fotos diponíveis em:
www.professoraedvania.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário