SRM


Salas de Recursos Multifuncionais
É um espaço organizado preferencialmente em escolas comuns das redes de ensino. Pode atender às escolas próxima.
Esse espaço já está disponibilizado em nossa escola, com alguns equipamentos em funcionamento, jogos lúdicos, bobiliário acessível e profissionais capacitados tais como: Psicopedagoga Delma Suely Santos e a pedagoga especializada em AEE, Edvanis de Almeida Silva.
O que é o AEE?
Um serviço da Educação Especial que Identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas
 O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela
 Por que o AEE?
Porque [...] “temos direito à diferença, quando a igualdade nos descaracteriza”.
                        (Boaventura de Souza Santos)

           
O que faz o AEE?
* Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades.
* Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização.
* Oferece tecnologia assistiva – TA
* Adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos.
* Desenvolve, junto com o aluno, a competência de utilização destes materiais/estratégias;
*  Oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades).
*  Identifica as necessidades específicas dos alunos e necessidades de intervenção no contexto escolar.
*  Identifica habilidades do aluno e do contexto escolar
*  Define os problemas que serão resolvidos do ponto de vista do AEE e formula propostas de solução.
* Elabora o plano de AEE com base nas necessidades e habilidades do
aluno e contexto.
* Forma também a equipe e colegas da escola comum e transfere o que está sendo produzido no AEE para o contexto escolar;
*  Orienta os colegas de classe sobre como colaborar com seu colega com deficiência tanto nas relações de aprendizagem colaborativa quanto na utilização dos recursos;
*  Orienta as famílias sobre o desenvolvimento acadêmico do aluno e sobre os recursos que lhe possibilitarão acesso ao conhecimento e autonomia tanto na escola quanto fora dela.
* Refaz o plano e segue acompanhando o aluno público alvo da ed. Especial avaliando os resultados obtidos.

Em breve mais informações.
Mais fotos diponíveis em:
www.professoraedvania.blogspot.com
 
 

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