quinta-feira, 25 de outubro de 2012

EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS SEMANA DA CRIANÇA 2012





Nos dias nove e dez de outubro de 2012 a  Sala de recurso multifuncional da Escola Municipal Governador Antonio Carlos Valadares em virtude da semana da criança  fez  a exposição das atividades desenvolvidas com os vinte alunos que apresentam algum tipo de deficiência. Na ocasião recebemos visita das turmas do ensino regular do 3º ao 9º ano desta Unidade de Ensino e de alunos da Escola Reunidas Josias Rabelo. Os referidos alunos juntamente com alguns professores puderam ser desafiados a realizarem  experiências inclusivas como mostra a foto.
Após as visitas foi proposto aos alunos que escrevessem relatos sobre a vivência, inúmeros alunos participaram e desses foram selecionados as cinco melhores produções no turno vespertino.
Parabenizamos à todos os  alunos que participaram e em especial aos que se destacaram:

“ Ser deficiente para mim é uma situação muito difícil e por esse motivo temos que respeitar o próximo, não podemos tirar brincadeiras com quem muitas vezes não pode se defender. Fui convidada a fazer uma experiência na Sala de recurso e chegando lá minha amiga foi sorteada para escolher uma amiga para guiá-la, ela seria cega e eu muda, foi muito difícil para mim por vê-la apavorada ao mesmo tempo que me perguntava: onde estou? o que fazer?... apenas a levei para pegar um copo de água no pátio da escola, no caminho outros alunos começaram a puxa-la, empurrar, rir dela,   eu nada podia fazer pois naquela situação era muda, fiquei desesperada. Essa foi a minha experiência agradeço a Deus por eu poder enxergar e fico pensando que muita gente hoje em dia fala que não querem essa vida ou até que querem se matar e não sabem da sorte que tem em poder falar, escutar e enxergar, obrigada Professora Edvania por ter mostrado a dificuldade que essas crianças e adultos passam. ”. Ingridy Suellen

“ Eu achei bastante interessante a maneira que eles aprendem a praticar e participar das atividades por mais difíceis que sejam. Eu gostei muito de terem construído a sala de recurso para as pessoas com deficiência para que elas também possam aprender. Admiro as pessoas com deficiência por que as dificuldades que elas enfrentam as tornam heróis. Nós temos que ser felizes da maneira que somos e não do jeito que os outros querem que sejamos”. Fernanda.

“ Eu passei por uma experiência muito difícil na sala de recurso  apesar de achar que existem piores. Acredito que quem é cego, surdo ou mudo deva ser ruim, mas mesmo assim acredito que são felizes do jeito que são. Tem muita gente reclamando da vida e se compararmos a vida dos deficientes   e das nossas que somos perfeitos saímos perdendo por que nos queixamos dela.Por isso pensei e  a partir de hoje não vou reclamar da minha vida e todos os dias vou agradecer a Deus e tentar me colocar no lugar deles” Maria Crislaine.

“ Eu participei e vivi a experiência de ser cadeirante, foi horrível, constrangedor, desafiador mas me superei porque nunca havia vivenciado algo do tipo, a experiência foi bem interessante pois senti na pele o que os deficientes físicos sentem, constrangimento, dependência, essas pessoas dependem muito dos outros para coisas simples do dia-a-dia.Deixo aqui meu recado: nunca desistam de seus objetivos, insistam, persistam e não desista, não sinta-se mal em ter que depender dos outros mas, sintam-se vencedores”. Antonia.
Postado por Professora Edvania às 16:55

A equipe de Coordenação parabeniza a professora EDVANIA por essa ação desenvolvida na nossa escola e também todos os alunos que participaram e vivenciaram essa experiencia, levando algo de bom...