HISTÓRIA


História da Escola

A Escola Reunidas Josias Rabelo, por volta de 1987, não suportando o número de alunos matriculados naquele estabelecimento de Ensino, e em virtude do crescimento demográfico poçoverdense, surgiu a necessidade da construção de uma escola maior, que desse a oportunidade de atender o alunado da zona urbana que procurava vaga na referida escola, por se tratar de pessoas carentes que não se sentiam bem em matricular os seus filhos em outras escolas.
Através de uma solicitação do Secretário Especial de Ação Comunitária, (José Everaldo de Oliveira) e o Prefeito (Antonio Ribeiro Sobrinho-Bem criado); foi construída a Escola Governador Antonio Carlos Valadares, com a intenção de fazer parte da Rede de Ensino Público Estadual; inclusive transferindo seu quadro de funcionários municipais para a referida rede de ensino.
Alguns meses depois, foi definido que seria a escola de responsabilidade do município.
Ela foi inaugurada no dia 28 de maio de 1988; às 18:00 horas, com a presença do então Governador de Estado (Antonio Carlos Valadares) e dos representantes do executivo e Legislativo Municipal, que foram recepcionados e homenageados por professores, alunos e representantes de toda a comunidade de Poço Verde.
Iniciando o desenvolvimento das atividades do ano letivo, foram transferidas a diretora (Josefina Moreira Rocha Santos) e a secretária (Maria Viana Matos) que já integravam a administração da antiga escola.
A matrícula inicial atendeu a aproximadamente 652 alunos para cursarem as quatro séries primárias e duas turmas da 5ª série e uma turma da Fundação Educar com 24 alunos (Fonte de pesquisa: Diários) funcionando nos três turnos. Por determinação do Conselho Estadual de Educação, foi inserida a cada ano seguinte uma nova série, completando as oito séries do Ensino Fundamental que permanecem atualmente. Já tivemos um grande número de alunos matriculados, pois contávamos com sete salas na Escola Reunidas Josias Rabelo (de 1999 a 2005), quatro salas na E. M. Deputado Messias Góis, zona rural (de 1999 a 2007) e duas salas na Escolinha Santa Cruz (até 2009).  Houve anos que contamos também com salas que funcionavam no Colégio Estadual “Professor João de Oliveira” e na escola Hildete Falcão Batista.
De 2008 a 2009 a escola passou a funcionar com apenas oito salas no próprio prédio (os três turnos) e as duas da Escolinha Santa Cruz (turno matutino), não tivemos mais como atender o grande número de alunos.
Em janeiro de 2010 foi preciso utilizar uma das salas de aula para ampliação e adaptação do Laboratório de Informática. Que infelizmente passou todo o ano sem funcionar devidamente por problemas na instalação elétrica. Devido a isso, passamos a contar dentro do prédio com 07 salas de aula e mais duas na Escolinha Santa Cruz, nos turnos matutino e vespertino. Ainda nesse ano foi iniciado a construção de duas salas, uma para funcionamento da Sala de Recursos Multifuncionais e a outra para sala de aula.
Este ano não contamos mais com as salas da Escolinha Santa Cruz, apenas as do prédio, tem duas turmas que estão funcionando provisoriamente no Laboratório de Informática uma no turno matutino e a outro no turno vespertino, aguardando a conclusão da construção da sala nova. Hoje temos 569 alunos do Ensino Fundamental Regular e 219 do Ensino de Jovens e Adultos. 
O símbolo da escola foi criado pelo professor João Alves Neto, aproveitando a frase citada pela primeira diretora da escola, “Integrar para Educar”; que tem sido até os dias de hoje o nosso lema.
Os concludentes do Ensino Fundamental de 1991 a 2010 totalizam um número de 802 alunos pelo ensino regular e 231 alunos pela EJA.
O Ato de funcionamento só foi expedido no ano de 2007, tendo como Resolução nº 431/07/C.E.E. de 18/10/2007.


Integravam o primeiro quadro de professores Antonio Carlos Valadares:
Maria Leonildes Santos Nascimento
Pedro Ferreira Lima
Maria Durga Souza Santos
Maria Arinete Fernandes Rosário(In memorian)
Ana Lúcia Neta
Josefa Moreira Viana Neta
Delma Suely Santos
            Hilda Maria Nascimento(In memorian)
           Maria Vanailde de Sousa Sales
Eguimária S. Santana
Josefa Souza Santana
Ângela Maria Ferreira
Maria Cristina Souza Monteiro
Telma Benevides Oliveira
Leogênia Oliveira Silva
Valdice Maria dos Santos
Josefa Rabelo de Santana
Iraci Ferreira Lima
Maria Elineuza dos Santos
Rusivete Fonseca Santos
Mirian Alves Santana
Ivanilde Alves Oliveira
Maria Lindinalva da Silva

Equipe de apoio:
Ana Marques de Santana
Josefa Sinézia Farias Costa
Aureliana Benigna de Santana
Josefa Barbosa O. Silva
José Vieira dos Santos
Veridiano A. S. Santos
José Carlos dos Santos


Da inauguração da escola até os dias atuais exerceram a função de diretor:
Josefina Moreira Rocha Santos – 1988
Rosemeire Oliveira Santos – 1989 a 1992
Pedro Ferreira Lima – 1993 a 1996
Maria Ademildes de Oliveira Matos – 1997 a 1998
Brígida Viana Ribeiro – 1999
Maria Lúcia Santana de Oliveira – 2000
Maria dos Passos Oliveira – janeiro de 2001 a junho de 2004
Maria Lúcia Lina Dória – junho a dezembro de 2004
Delma Suely Santos – janeiro a dezembro de 2005
Pedro Ferreira Lima – janeiro de 2006 a dezembro de 2009
Maria Viana Matos – janeiro de 2010 a...

Muitos eventos relacionados às datas comemorativas foram realizados durante esses 23 anos.

·        Em 7 de setembro de 1988 – 1º desfile cívico da escola, evento realizado na administração da 1ª Diretora JOSEFINA MOREIRA ROCHA SANTOS.
·        Na administração da 2ª Diretora - ROSIMEIRE OLIVEIRA SANTOS foi criado a 1ª quadrilha junina da escola e o casamento caipira.
·        Ampliação dos eventos juninos na administração do 3º Diretor - PEDRO FERREIRA LIMA que também teve a iniciativa de criar os primeiros Jogos Internos.
·        Dando continuidade aos eventos já existentes na escola, a administração da 4ª Diretora MARIA ADEMILDES DE OLIVEIRA MATOS criou o coral da escola e realizou a 1ª Feira Cultural.
·        Na administração da 5ª Diretora - BRÍGIDA VIANA RIBEIRO foi realizada a bata de feijão, acontecimento folclórico no qual um dos nossos alunos foi escolhido para representar a nossa escola nas cidades de Lagarto e Aracaju.
·        Na administração da 6ª Diretora - MARIA LÚCIA DE OLIVEIRA foi dada continuidade aos trabalhos e desenvolvidas com grande êxito atividades relacionadas ao folclore.
·        Na administração da 7ª Diretora - MARIA DOS PASSOS OLIVEIRA mantendo todos os eventos que a escola sempre desenvolveu acrescentou com grande sucesso “A HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES E DOS PAIS” realizando também, eventos CARNAVALESCOS. Na sua administração a escola também foi contemplada com o projeto “BAÚ DE LEITURA”. Com o afastamento da diretora MARIA DOS PASSOS, a Vice-Diretora LÚCIA assume a direção por seis meses.
·        Em janeiro de 2005 DELMA SUELY – Assume a administração da referida escola, sendo assim a 9ª Diretora. Foi realizada a reforma da escola. Nesse mesmo ano No dia 14/12 aconteceu a primeira eleição para Diretor onde foram eleitos o Professor PEDRO FERREIRA LIMA (Diretor) e MARIA  DURGA SOUZA SANTOS (Vice-Diretora) sendo assim, implantada a Gestão Democrática.
·        Em 1º de janeiro de 2006 com a Direção de PEDRO FERREIRA LIMA foram realizados vários projetos, privilegiando sempre os já existentes. Entre esses novos projetos, temos: “Carnaval e a Identidade Cultural”, “1ªFeira Educacional com o tema “Segurança Alimentar”, “São João na Copa”, “1ª Amostra Cultural com o tema “Valorizando o folclore regional”, “Aquecimento Global”, “Campeonato de Futebol da Escola”; “Jogos Internos”. A escola foi contemplada com o Projeto “Leia Brasil” da PETROBRAS e um Laboratório de Informática, como também a ampliação  do PROJETO BAÚ DE LEITURA, a implantação do PROJETO LEIA BRASIL e o PROLETRAMENTO.
·        Foi criado o Conselho Escolar no ano de 2007, com a participação de pais ou responsáveis, alunos, professores e funcionários, sendo escolhidos pela comunidade escolar, 09 membros para representar cada categoria, sendo assim formado por 36 pessoas mais o diretor do estabelecimento. A função do referido conselho é acompanhar fiscalizar e tomar decisões juntamente com a direção da escola.
·        Em 2007 a aluna Thamires de Jesus Santos, foi selecionada para representar o município na seletiva estadual do quadro: “Soletrando” do programa “Caldeirão do Huck” da Rede Globo de Televisão, onde a mesma obteve sucesso e em fevereiro de 2008 foi ao Rio de Janeiro e participou do programa representando assim nossa escola, cidade e estado.
·        Ainda em 2007 houve nova eleição para diretor e mais uma vez foram eleitos o Professor PEDRO FERREIRA LIMA (Diretor) e a professora MARIA DURGA SOUZA SANTOS (Vice-Diretora), onde deram continuidade aos seus trabalhos.
·        Em 2009 houve uma pequena reforma para adaptação do prédio aos portadores de necessidades especiais (ACESSIBILIDADE). E a construção da sala para a implantação do PROJETO RÁDIO ESCOLA.
·        No final de 2009 a escola participou de outra seletiva estadual do quadro: “Soletrando” do programa “Caldeirão do Huck” da Rede Globo de Televisão, com as alunas Ângela Ferreira de Santana e Mariza Jesus Santos juntamente com mais onze alunos da Rede Municipal, e mais uma vez esta unidade de ensino foi ao Rio de Janeiro representar o município e estado com a docente Mariza Jesus Santos.
·        Ainda em 2009 aconteceu a 3ª eleição para diretor sendo desta vez eleita para o cargo de Diretora a professora MARIA VIANA MATOS e o Professor PEDRO FERREIRA LIMA (Vice-Diretor).
·        No início deste ano tivemos a ampliação da sala do Laboratório de Informática e pequenos reparos na secretaria e cozinha da escola, realizado com recursos do PDE e PDDE.
Além desses trabalhos educacionais e comemorativos a nossa escola também tem se esforçado no sentido de manter muito dos nossos alunos dentro dos vários programas sociais do governo Federal. São eles: Renda Mínima atual Bolsa Escola, AABB Comunidade, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Agente Jovem. Que beneficiam hoje famílias que fazem parte desta Unidade de Ensino.
Sabemos que todos que por aqui passaram e que até hoje fazem parte desta escola, fizeram um trabalho com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e um mundo melhor.








Alunos matriculados e informados no Censo Escolar:

Ano Letivo
E. F. Regular
EJAEFII
EJAEFI
Total
2009
637
100
--
737
2008
691
116
--
807
2007
914
124
--
1038
2006
1121



2005
1327
170
229
1726
2004



















Um comentário:

  1. Fátima eu Adoro essa escola, amo todos principalmente os professores

    Aline 7° ano Manhã

    Um xerooo

    ResponderExcluir